Recital de música clássica no ICHS
<!–[if !mso]> <![endif]–>
por Naysa Moraes
O recital solo de música clássica de Michelle Moreira, servidora do Departamento de Ciências Sociais do ICHS, no horário de almoço, da última sexta-feira, 19, fechou a semana de forma diferente.
O repertório de “Encontro com Clássicos”, em sua sétima apresentação, foi composto por músicas consagradas – como Eu sei que vou te amar, Over the Rainbow e Think of Me (O Fantasma da Ópera) – que ganharam sua versão lírica na voz da servidora da UFRRJ.
Michelle começou a se interessar pela música clássica durante seu ensino médio, por influência de um amigo. A partir daí, graduou-se em Produções Culturais e, mesmo trabalhando como servidora pública, não deixou a música de lado:
– Não tenho um dia a dia de um conservatório ou faculdade de música, onde se tem uma estrutura para apresentações com frequência. Criar um projeto foi uma maneira alternativa de ter oportunidade de me apresentar, não apenas para mostrar a ópera, mas também para trabalhar o contato do público com os clássicos.
Para que o projeto seja mais acessível, o instrumental é pré-gravado, permitindo a apresentação em diversos lugares, como escolas, universidades e outras instituições. Assim, a música e a cultura podem atingir diferentes pessoas. A cantora diz que mesmo em lugares distantes do centro cultural do Rio de Janeiro o canto lírico teve boa aceitação.
O auditório Paulo Freire teve trinta minutos de clássicos que emocionaram todos os servidores, professores, alunos, além da própria Michelle:
– Hoje, num dia de paralisação, em horário de almoço, ver o auditório quase cheio foi sensacional. A ideia era dar às pessoas uma boa música após o almoço. Acabou superando as minhas expectativas.